A Autoridade de Supervisão Financeira (FME), a única reguladora financeira da Islândia, aprovou a primeira empresa de dinheiro eletrônico com blockchain no país, como a organização anunciou em 14 de junho.
O Monerium, sediado em Reykjavik e apoiado pela ConsenSys, empresa de software blockchain, teria sido aprovada pelo órgão financeiro islandês para fornecer serviços de pagamento usando o blockchain ethereum (ETH).
De acordo com o relatório, a Monerium tornou-se a primeira empresa a operar sob uma estrutura de dinheiro eletrônico, um importante marco regulatório europeu que permitiu à empresa oferecer serviços de moeda eletrônica baseados em blockchain em toda a Área Econômica Européia (EEA).
O co-fundador do Monerium, Jón Helgi Egilsson, ex-presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central da Islândia, anunciará as notícias em uma conferência sobre moeda digital em Estocolmo, neste sábado, 15.
Monerium está planejando lançar uma moeda fiduciária baseada em blockchain vinculada à coroa islandesa (ISK) para permitir pagamentos internacionais na moeda sem intermediário financeiro. O ISK digital será supostamente operável em toda a União Europeia no estágio inicial, enquanto a empresa também planeja introduzir a moeda eletrônica para mais países, dependendo de suas políticas regulatórias na esfera.