O presidente norte americano, Joe Biden, declarou estado de emergência no país devido à falta de capacidade de geração de energia, e isso pode afetar negativamente o mercado criptográfico.
Muito consumo e problemas para gerar energia
O presidente Biden decretou estado de calamidade diante da alta demanda de energia no país.
De acordo com a declaração publicada no site da Casa Branca, os problemas são causados por eventos climáticos extremos que se devem cada vez mais às mudanças climáticas.
Por exemplo, em algumas regiões do país devido à seca, há uma grave escassez de energia elétrica e a demanda está em constante crescimento.
Biden disse que a energia é crítica, e mesmo quedas isoladas de energia “podem ser catastróficas para a economia e a segurança nacional”.
O presidente disse que o país está atrasado em evoluir o sistema de energia através de painéis solares e outras fontes alternativas.
Assim, devido à escassez aguda de energia o presidente decretou estado de emergência no país por falta de capacidade para atender a demanda dos consumidores.
E isso pode afetar no curto prazo o maior país minerador de bitcoin do mundo.
Se a indústria de mineração de bitcoin for afetada pela recessão de energia no maior país minerador do mundo o hashrate da rede poderá cair, e isso costuma levar o preço do bitcoin consigo.
Vale lembrar que duas grandes quedas do preço do bitcoin no ano passado tiveram certa relação envolvendo a mineração de bitcoin.
Uma foi quando o CEO da Tesla, ela o Musk, anunciou que a empresa não mais faria recebimentos em bitcoin devido a questões ambientais que envolviam o processo de mineração de criptomoedas.
A outra aconteceu quando a China baniu a atividade de mineração de criptomoedas do país.
E a indústria de mineração de criptomoedas corre risco nos Estados Unidos de sofrer maior repressão devido ao alto consumo de energia e a suas questões regulamentares.
Recentemente o parlamento do estado de Nova Iorque apoiou uma moratória de dois anos sobre a abertura de novas fazendas envolvidas na mineração de criptomoedas que não cumprissem as recomendações dos programas de preservação ambiental.