A ARK Invest anunciou o fim de sua parceria com a 21Shares para o desenvolvimento do ETF de Ethereum. Apesar de reconhecer o potencial revolucionário e o valor a longo prazo do Ethereum, a ARK Invest decidiu não prosseguir com o ETF, citando a necessidade de reavaliar sua estratégia de investimento.
Em um Formulário S-1 recém-alterado, anteriormente denominado Ark 21Shares Ethereum ETF foi alterado para 21Shares Core Ethereum ETF.
And now we have @21Shares with their S-1. Notably Ark isn't in the name anymore? No Fee. https://t.co/n70rvH4Noa pic.twitter.com/SNiNZZVrX9
— James Seyffart (@JSeyff) May 31, 2024
‘Declaração ARK sobre não fazer Eth Spot’, postou o analista senior de ETF, Eric Balchunas no X. Mas disse que ainda estava comprometido com o ETF ARK 21Shares Bitcoin. A 21Shares já apresentou uma nova aplicação para seu ETF spot de Ethereum, rebatizando-o de 21Shares Core Ethereum ETF.
ARK statement on not doing Eth spot pic.twitter.com/Z48SMyXvat
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) May 31, 2024
Continuação de outros projetos
Esta decisão não afeta outras colaborações em andamento entre a 21Shares e a ARK Invest, como o ARK 21Shares Bitcoin ETF lançado em janeiro.
No âmbito desta parceria, a 21Shares atuou como patrocinadora do ETF, com a Delaware Trust Company como fiduciária e a Coinbase Custody Trust Company responsável pela custódia dos ativos de Ether. A ARK Invest desempenhou um papel de suporte como subconsultora, responsável pelo marketing das ações aos investidores.
Implicações para o mercado de ETFs
Em setembro de 2023, a ARK Invest e a 21Shares haviam submetido uma proposta para um ETF spot de Ether, que visava oferecer exposição direta ao Ether e seria negociado na Cboe BZX Exchange.
Recentemente, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) aprovou formulários 19b-4 para oito ETFs de Ethereum. No entanto, as declarações S-1 dos emissores ainda precisam ser efetivadas antes que a negociação possa começar.