Uma funcionária da United States Securities and Exchange Commission (SEC) disse na última quinta feira (8) que o atraso em estabelecer uma regulação nas criptos permite uma maior liberdade para a indústria.
Heister Peirce, que é amplamente conhecida como “Crypto Mom” na comunidade por sua divergência contra a decisão da SEC de rejeitar o Bitcoin exchange-traded fund (ETF) proposto pelos gêmeos Winklevoss, fez os comentários em um discurso sobre as questões de regulamentação o Estado na Faculdade de Direito da Universidade do Missouri.
Discutindo os atrasos em uma delimitação mais clara sobre as criptomoedas, Peirce disse que essa ambiguidade não é tão ruim:
“Poderemos ser capazes de desenhar linhas mais claras quando vermos mais projetos de blockchain amadurecerem. O atraso no desenho de linhas claras pode, na verdade, permitir mais liberdade para que a tecnologia entre em ação. ”
A comissária destacou que a regulação de uma nova indústria pode ser lenta e salientou que a SEC deve agir de maneira apropriada para permitir que a indústria evolua sem comprometer as leis.
“Se agirmos adequadamente, poderemos permitir que a inovação nessa nova fronteira prossiga sem comprometer os objetivos de nossas leis de títulos – proteger os investidores, facilitar a formação de capital e assegurar mercados justos, organizados e eficientes.”
Em contrapartida, Peirce lamentou o fato de que às vezes o excesso de regulação atrapalha. Ela afirmou que as ações de fiscalização não são o método preferido dela para estabelecer expectativas para os investidores em criptomoeda. Além disso, ela acrescentou que alguns projetos de cripto são simplesmente incapazes de fazer qualquer progresso dentro da estrutura existente, porque “as leis de títulos as tornam impraticáveis”.
“Nós culpamos os investidores justamente por pularem cegamente para qualquer coisa rotulada como criptomoeda, mas às vezes parecemos ser igualmente impulsivos em fugir de qualquer coisa rotulada como criptomoeda. Devemos aos investidores sermos cuidadosos, mas também devemos a eles não definir seu universo de investimentos com nossas preferências ”.
Peirce conclui que o Congresso dos EUA pode resolver as ambiguidades relacionadas à cripto simplesmente exigindo que pelo menos alguns ativos digitais sejam tratados como uma classe de ativos separada.